Histórico

O projeto emergiu do interesse dos estudantes por experiências de arte e cultura no Campus e na cidade de Curitibanos-SC e foi instituído pelo trabalho da psicologia educacional da UFSC de Curitibanos com os estudantes deste Campus, executado pelo psicólogo educacional e psicanalista Lucas Emmanoel de Oliveira, que encontrou na arte, nas manifestações estéticas na Universidade e na Cidade, uma possibilidade de socialização, sensibilização, questionamento,   “borda” ao excesso no sofrimento psíquico e reafirmação do reencantamento com a vida.

 As atividades do projeto “A partilha do sensível: Musicando e Poetizando a Universidade” iniciaram em Agosto de 2019 na UFSC Curitibanos, onde foram exibidas oito poesias de estudantes e servidores da instituição, também oito  intervenções musicais envolvendo 37 artistas da UFSC Curitibanos. O total de participantes em todas as manifestações contou com aproximadamente 512 pessoas.

E desde Abril de 2020, em decorrência do contexto de pandemia, o projeto está sendo realizado de modo virtual, por meio de redes sociais do Campus e membros do projeto. No período de 15 de Abril a 16 de Dezembro de 2020 o projeto contou com a parceria do Instituto Federal Catarinense de Videira (IFC-Videira). Nesta parceria entre instituições e municípios ocorreu a participação de 84 pessoas e 80 postagens nas redes sociais de ambas as instituições, alcançando milhares de visualizações, gerando, assim, engajamento e maior visibilidade ao projeto. Analisando os números e a quantidade de pessoas alcançadas, mesmo de modo remoto, apostamos que a produção e as manifestações artísticas, bem como a experiência estética com essas manifestações, têm colaborado para a socialização, a companhia no isolamento físico e a experiência com a diferença.

Desde o ano de 2021, este projeto tem sido contemplado com o edital de Bolsa Cultura da Secretaria de Arte e Cultura da UFSC.